terça-feira, 29 de março de 2011

Isso nós conquistamos!!!

"Após as deliberações sobre o assunto, foi aprovada pela maioria absoluta presente, que a Fisioterapia deve se retirar desta atuação, de competência exclusiva da Terapia Ocupacional" - Cada profissão tem sua característica, sua função, sua importância na sociedade. A Tecnologia Assistiva, Treino funcional de ABVDs e AIVDs é da TERAPIA OCUPACIONAL!

Desculpem amigos Fisioterapeutas, mas nós TOs não podemos deixar de comemorar!! UUUHHHUUUUUU...

domingo, 6 de março de 2011

O que é Terapia Ocupacional?

A Terapia Ocupacional (TO) é uma profissão da área da Saúde com atenção dirigida para as atividades humanas. O princípio que rege a profissão é o de que vida é atividade. A TO reconhece que saúde significa não somente ausência de doença, mas também o bem-estar biológico, psicológico e social.
Os serviços de TO são necessários quando existe disfunção ou risco de disfunção ocupacional em qualquer fase da vida da pessoa. Em TO, a ocupação abrange atividades de autocuidado, produtivas (tais como trabalho, atividades escolares) e de lazer. As causas dessa disfunção geralmente combinam fatores pessoais e ambientais.
Os serviços são indicados para melhorar o desempenho funcional da pessoa, prevenir incapacidade e atraso de desenvolvimento. O uso de atividades no tratamento e as adaptações do meio são ferramentas legítimas e diferenciais dos terapeutas ocupacionais. Contudo, esses profissionais também podem conduzir seus atendimentos por meio de métodos e técnicas que não incluam o uso permanente de atividades.
O propósito da TO é a autonomia e a independência do indivíduo para a sua participação social nos moldes desejáveis. Os terapeutas ocupacionais utilizam métodos e técnicas que recuperam ao máximo a independência do paciente. Eles podem atuar em diferentes especialidades médicas, como neurologia, ortopedia, psiquiatria, geriatria, dentre outras. Seus préstimos são necessários em situações de hospitalização por diferentes causas e diante de enfermidades crônicas que exijam atenção nos domínios das habilidades motoras, cognitivas e emocionais.
Atendimentos domiciliares, no ambiente escolar e de trabalho também são realizados pelos terapeutas ocupacionais. Destaca-se também a importância do trabalho desse profissional na humanização do ambiente hospitalar e no campo da saúde do trabalhador. O uso de atividades propositivas, a adaptação de utensílios e de mobiliário, as mudanças nas demandas ambientais, as prescrições e o treinamento para o uso de órteses são exemplos de recursos utilizados por terapeutas ocupacionais.

FONTE: http://www.vunesp.com.br/guia2007/terocup.html

Apresentação ...


Caros(as) amigos(as) terapeutas ocupacionais, este blog tem como finalidade publicar assuntos a respeito de nossa profissão como veículo de informação sobre livros, artigos, práticas, entre outras coisas. Espero que seja útil a todos(as) ...
Beijos
Carolina B. Plotegher
Terapeuta Ocupacional