quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

UM FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!!!



Amigos e amigas ...

Quero desejar a todos um final de ano maravilhoso. Que todos tenham uma passagem de ano maravilhosa e que lutem para um 2012 melhor que o ano que passou. Que todos se superem nas batalhas do dia a dia, e que a felicidade e o amor sejam constantes!!! Essa época de festas não é só para celebrar, mas também sirva como momento de reflexão, para que todos nós possamos cada vez mais construir um mundo de igualdade e fraternidade. 

Beijos e queijos ...
Carolina Bastos Plotegher

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Terapia Ocupacional: para quem ainda não entendeu o valor dessa profissão!

Olá amigos(as) terapeutas ...

Passeando pelo Facebook achei este texto que foi compartilhado inclusive por diversos colegas de faculdade. Acredito que seja muito bom todos lerem, principalmente quem não é da profissão, para esclarecimentos a respeito do que nós terapeutas somos capazes de realizar.
Eu trabalho em uma cidade no interior do estado de São Paulo, e para esses cantos de cá é muito presente a questão de que as pessoas, como diz a autora do texto, olharem para o "óbvio" e não para o que é "sutil". Para ter uma noção do quanto é grave, prestei um concurso em uma cidade próxima da cidade onde moro e tinha uma questão que perguntava sobre os objetivos da intervenção do terapeuta ocupacional na disfunção física e na alternativa A colocava várias coisas a respeito do uso da atividade no trabalho da TO e no final da alternativa tinha bem bonitinho escrito: ENSINAR ATIVIDADES. Eu, depois de ter estudado 4 anos da minha vida e saber do objetivo da Terapia Ocupacional no caso questionado, rapidamente exclui esta alternativa.
Quando o gabarito foi divulgado e fiquei espantada e perplexa quando vi que a alternativa correta desta questão, para eles era a A!!!! Ai fiquei imaginando: será que todos pensam assim? Porque já me questionaram, inclusive em meu trabalho, se nosso trabalho não é ENSINAR ATIVIDADES. O que será que podemos fazer para mudar esse pensamento? O que nossos representantes podem fazer? Talvez divulgar mais intensamente nosso trabalho?
Leiam o texto da Prof. Angela Maria Cecim de Souza e opinem a respeito, por favor! O que vocês acham das palavras dela? E das palavras que escrevi? Defendam nossa profissão! Eu já estou fazendo minha parte ...

TEXTO: http://www.jornalpequeno.com.br/2007/2/19/Pagina51138.htm